Brasileiro adora merda, e Avenida Brasil é um prato cheio.
Quando a Rede Globo anunciou a sinopse de como seria a nova novela das nove, eu já falei pra minha mãe – essa novela não vai valer nada. E de fato, está sendo pior que eu imaginei. Na última semana, eu fiquei bestificado com tanta violência gratuita numa novela das nove.
Já sabíamos que Nina (Débora Falabella) iria a todo custo se vingar de Carminha (Adriana Esteves). Eu nunca vi uma vingança tão demora como essa, só em novela mesmo. Nem nos filmes demora tanto para se fazer justiça.
Parei de ver esse masoquismo televisivo quando Carminha desconfiou que Nina e Rita eram a mesma pessoa. Para despista a desconfiança de sua arque inimiga, Nina implorou de pés juntos, falou mil asneiras e declamou milhões de justificativas e desculpas para se livrar do flagrante. Foi aí que parei para pensar: Se Nina queria se vingar e Carminha já estava desconfiada que Nina e Rita eram a mesmo pessoa, por quê Nina já não se revelou e deu inicio a sua vingança? Mais não, ela ainda teve que se humilhar para escolher o momento certo. Ah fala serio!
Mesmo depois que eu parei de ver essa bosta chamada novela, não tinha como não ficar sabendo dos próximos capítulos, pois era só o que falavam por ai, nas redes sociais, nos ônibus lotados, nos portais de notícias e nos reclames da emissora. Então, querendo ou não, eu ficava sabendo sobre como seriam os próximos capítulos, e na medida em que eu ficava sabendo, ficava cada vez mais indignado.
É incrível como João Emanuel Carneiro (autor de novela) não tem um pingo de bom senso, nem imaginação e acaba chegando ao extremo da apelação. Chega a ser ridículo! É de uma violência gratuita sem igual, pura humilhação e manipulação desenfreada em pleno horário nobre.
A cúpula Global deve está rindo atoa com os incríveis índices de audiência que a novela está obtendo, média de 37, chegando a incríveis 42 pontos. Nem o remake de Gabriela, com sua nudez parcial chega à metade da audiência de Avenida Brasil. Provando por A+B, que o povo Brasileiro (Nem todos) adora uma violência gratuita.
O mais incrível ainda, é que Avenida Brasil tem classificação indicativa para maiores de 12 anos. Pura hipocrisia essa classificação besta. O ministério da Justiça (órgão responsável pela classificação da programação das emissoras da tv aberta e por assinatura) acha que um menor de idade não vai ver essa violência gratuita.
A Rede Globo não pode exibir filmes com classificação indicativa para maiores de 14 anos, como por exemplo: Homem Aranha 3 – na Temperatura Máxima, caso contrário à emissora pode até perder a licença de transmissão. E olha que o “Homem Aranha” é um herói que combate o crime. É um ídolo para milhões de crianças, adolescentes e adultos, não só no Brasil mais no mundo.
Agora colocar uma novela em horário nobre com tamanha brutalidade e humilhação, aí pode. Nesse caso, a classificação indicativa é mais branda, digamos assim! Sabemos muito bem que, quem deve impor limites e educar seus filhos são os pais. Essa classificação medíocre deveria ser apenas uma referencia sobre o que a emissora vai exibir, cabendo aos pais de deixarem seus filhos verem ou não o conteúdo que será exibido.
Já acompanhei algumas novelas no horário das nove, como por exemplo: Paraíso Tropical, Páginas da Vida e Caminho das Índias – e nenhuma delas teve tanta apelação como essa Avenida Brasil.
Mas inacreditável ainda, é saber que existe milhares e milhares de brasileiros que têm uma tv por assinatura em casa, deixam de ver uma boa série, um bom desenho animado e até mesmo um excelente documentário para acompanhar essa porcaria de novela. É lamentável!
Eu seu que gosto não se discute e que o dinheiro não é meu, mas é muito angustiante saber que milhares de brasileiros têm uma tv paga em casa e preferem acompanhar os próximos capítulos do masoquismo televisivo.
Para que uma novela faça sucesso não é preciso recorrer à violência. Cheias de Charme é um bom exemplo disso. É uma ótima novela, com um roteiro e um elenco de primeiríssimo talento, uma história leve, engraçada e saudável. Conclusão: Cheias de Charme está batendo recordes de audiência, em média 32 pontos, chegando a picos de 37 pontos.
Atualmente, Cheias de Charme já é considerada a melhor novela do horário das sete, e é a que mais obteve uma excelente audiência nos últimos cinco anos, e olha que Filipe Miguez e Izabel de Oliveira (autores da novela) não recorreram à violência, a nudez e a humilhação de ninguém para alcançar bons índices de audiência.
Já em Avenida Brasil, é uma violência de dar nojo. É claro que não podemos levar ao pé da letra, mas nos tempos atuais, onde a violência REAL assusta milhões de pessoas, seria de grande coerência se a Globo não apelasse para a brutalidade e a imoralidade para se manter no topo da audiência.
Graças a Deus existe uma ferramenta de excelentíssima qualidade, da qual, todos nós deveríamos usar: O controle remoto!
Aqueles que se sente incomodados (assim como eu) mudem de canal ou deligue a sua tevê. A opção é sua!
Nenhum comentário:
Postar um comentário